Rejuvenescimento facial de uma forma global
Quando o assunto é rejuvenescimento facial a palavra chave é naturalidade.
Tratar de uma forma global as alterações trazidas pelo envelhecimento da face é a tendência atualmente seguida pela maioria dos países, o que significa não mais tratar uma "ruguinha" ou outra, mas sim olhar o rosto em sua totalidade, considerar todas as técnicas disponíveis e buscar em cada técnica sua melhor indicação e beneficio.
O resultado é um rejuvenescimento com naturalidade, harmonia e equilíbrio.
Um dermatologista norte-americano criou os 3R do rejuvenescimento facial para cumprir esta tendência, resumindo as necessidades da pele envelhecida.
Renovar a pele, Relaxar os músculos, Recuperar o volume redefinindo contornos faciais.
O envelhecimento natural provoca mudanças na aparência da pele como opacidade, flacidez, alteração na coloração. Essas alterações somadas aos danos causados pelos fatores ambientais, principalmente pelo sol, são intensificadas. A pele se torna mais grossa e seca, surgem manchas, rugas, primeiramente as de expressão. Na derme, há perda de substancias que a sustentam, como o acido hialurônico e portanto de certa forma ela murcha resultando em rugas estáticas , sulcos profundos e sombras características de um rosto envelhecido.
Como implantar os 3R do rejuvenescimento facial.
R1- RENOVAR A PELE
Significa acelerar a renovação das células homogeneizando a pigmentação, melhorando a textura, atenuando rugas e recuperando a firmeza do rosto. Os tratamentos mais indicados para esta finalidade são os "peelings" químicos ou de cristal, a luz intensa pulsada e o laser de CO2 fracionado.
Peelings – trata-se de uma descamação superficial da pele provocada pela ação de uma substancia química ou pela ação física de sucção e jateamento de micro cristais na pele.
Tal procedimento culmina com uma descamação superficial da pele dando lugar a uma pele com textura renovada.
Luz intensa pulsada - procedimento feito através de um aparelho que emite uma luz que gerando calor na pele atingirá vários alvos, como machas escuras, vasos sangüíneos, colágeno melhorando a textura e rugas finas. A melhora ocorrerá sem que a pele sofra descamação.
Laser fracionado de CO2 – procedimento feito através de um laser ablativo de forma fracionado, indicado para um foto envelhecimento mais pronunciado. Exige um tempo de recuperação de sete dias em média. Ele promove diminuição de rugas e linhas de expressão, enrijecimento e melhora do tônus da pele.
R2 – RELAXAR OS MUSCULOS
As rugas dinâmicas se formam pela ação repetida dos músculos faciais durante a mímica facial. Portanto para tratar essas rugas é necessário relaxar os músculos envolvidos na sua formação. O BOTOX® é o tratamento mais indicado para esta finalidade, pois quando aplicado relaxará a musculatura envolvida na formação daquela ruga. O tratamento com o BOTOX® é indicado principalmente para os "pés de galinha" as rugas da testa, rugas entre as sobrancelhas. Ocasionalmente outras áreas podem ser tratadas também como pescoço. O BOTOX® trás também resultados para arqueamento das sobrancelhas, suavizar as rugas nasais, rugas ao redor da boca, sorriso gengival, região do queixo e "lifting químico" do pescoço.
É importante ressaltar que o BOTOX® não deve se resumir a uma única aplicação, mas consiste em um tratamento que contribui para reeducar a mímica facial, reposicionando estruturas e prevenindo também a aparecimento de novas rugas.
R3 – RECUPERAR O VOLUME REDEFININDO OS CONTORNOS
No rejuvenescimento da face inclui também a recuperação de volume perdido a redefinição dos contornos faciais e o preenchimento das rugas profundas e estáticas.
Essas alterações ocorrem com o passar dos anos à medida que vai havendo a degradação do acido hialurônico, substancia produzida naturalmente pelo organismo tendo a capacidade de reter água hidratando e conferindo volume a pele. Com a diminuição dessa substancia ocorrerá o surgimento de sulcos profundos e perda de volume facial.
Os tratamentos mais indicados para esta finalidade são:
1- aplicação de preenchedores de acido hialurônico
2- aplicação de preenchedores e volumizadores como acido poli láctico (Sculptra®) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiese®)
Portanto para obtermos um rejuvenescimento global da face devemos fazer uma abordagem ampla considerando o rosto em sua totalidade, buscando de cada técnica seu melhor benefício.
Wânia Maria Bello Madrid
Dermatologista
Pós-graduada em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Voltar