Carboxiterapia, um novo aliado
A Carboxiterapia é uma técnica de injeção de gás carbônico medicinal de alta pureza no subcutâneo (embaixo da pele), que visa melhorar a circulação da área tratada devido ao aumento das trocas gasosas entre o sangue arterial e venoso.
Este aumento da concentração de oxigênio tecidual provaca uma vasodilatação local, levando a melhora da circulação da pele, e com isso ocorre uma ativação do metabolismo local. O metabolismo ativado favorece a formação de novas fibras de colágeno melhorando a estria.
A hemoglobina é um tipo de pigmento presente nas células vermelhas do sangue (eritrócitos). Sua estrutura permite a ligação com moléculas de oxigênio e gás carbônico, portanto, são células transportadoras de gases pela circulação sanguínea.
Quando a hemoglobina, carregada de oxigênio, passa pela região onde ocorreu a injeção de gás carbônico, ocorre a troca do oxigênio ligado pelo gás carbônico presente devido à maior afinidade da hemoglobina pelo gás carbônico resultando no aumento da concentração de oxigênio no local da aplicação.
Este aumento da concentração de oxigênio tecidual provoca uma vasodilatação local, levando à melhora da circulação da pele e com isso ocorre uma ativação do metabolismo local. O metabolismo ativado favorece a quebra das células de gordura diminuindo a gordura localizada e estimula a formação de novas fibras de colágeno melhorando a flacidez da pele.
Este processo fisiológico resulta em:
Por se tratar da injeção de um gás exalado fisiologicamente na respiração, a carboxiterapia não apresenta contra-indicações.
Contudo por ser uma técnica injetável apresenta alguns efeitos colaterais como: dor local e presença de hematomas que desaparecem após alguns dias da aplicação. Portanto, pacientes que apresentem distúrbios da coagulação sanguínea e doenças graves ou baixa imunidade severa devem evitar esta técnica. Gestantes também não devem se submeter a este tratamento.
Efeitos como calor local e vermelhidão imediatamente após a aplicação são desejáveis e não significam alergias.
Indicações do Tratamento da Carboxiterapia
A Carboxiterapia entende-se por uma técnica bem indicada para os casos de: celulite, estrias, gordura localizada, flacidez de pele e rejuvenescimento facial. Porém, a associação com outras técnicas, potencializam e agilizam resultados.
As aplicações geralmente são semanais podendo ocorrer numa frequência de duas (2) vezes por semana ou em alguns casos quinzenalmente. O número de sessões para a obtenção de resultados varia de acordo com a indicação médica.
Voltar