É tempo de renovar a pele
O período de praia e piscina em feriados, férias e finais de semana, chegou ao fim. Deste período restaram na pele alterações na textura como espessamento, poros obstruídos, irregularidade na cor, acentuação de rugas.
Chegou a hora de reverter tais danos, acelerando a renovação das células, ou seja, a troca de células velhas por células novas precisa ser acelerada. Tal capacidade de renovação fica diminuída e alterada com a idade, assim como a reparação aos danos sofridos, culminando em alterações próprias do FOTOENVELHECIMENTO (envelhecimento induzido pelo sol).
Quais as medidas para reverter e desacelerar tal processo?
1- Uso domiciliar de substâncias regeneradoras, que aceleram a renovação das células e estimulam o colágeno.
2- Uso de antioxidantes
3- Uso de filtro solar
Somente com tratamento domiciliar, não obtemos resultados significativos a curto prazo, muitas vezes desmotivando a disciplina rigorosa no uso daquilo que foi prescrito. É preciso lançar mão de procedimentos que promoverão melhora a curto prazo, motivando o paciente continuar com os cuidados, mesmo após o término das condutas propostas. Quais seriam essas condutas?
1- Microdermabrasão superficial com aplicação de tretinoína
Trata-se de uma esfoliação obtida através da sucção e jateamento de micro cristais na pele, seguido da aplicação de tretinoína tópica. Tal procedimento levará a descamação superficial da pele após dois dias, uniformizando danos leves.
2- Sessões de luz intensa pulsada
Este aparelho emite uma luz, mas não é o laser. No entanto, assim como os aparelhos de laser, esta luz gera calor na pele atingindo vários alvos como: melanina (clareando manchas e sardas), os vasos sanguíneos (diminuindo vasinhos da face / colo) e o colágeno (melhorando a textura e rugas finas). São necessárias 3 sessões na face/colo, e 1 a 3 sessões nas mãos. Esta conduta não provoca descamação, podendo retornar as atividades sem afastamento.
3- Sessões de lasers fracionados
Lasers fracionados (Lasers erbium: Pixel, Lasers CO2 fracionado). São lasers ablativos,de forma fracionada, indicado para face, colo, pescoço e mãos, exige um tempo de recuperação de 7 dias em média. O tratamento inclui geralmente 3 a 5 sessões com intervalo de 1 mês. A vantagem deste procedimento é que ele trata pequenas frações da pele profundamente, deixando áreas intactas ao redor permitindo uma rápida recuperação quando comparado com as tecnologias ablativas tradicionais, diminuindo os riscos. Ele promove diminuição de rugas e linhas de expressão, enrijecimento e melhora do tônus da pele.
4- Sessões de terapia fotodinâmica ou rejuvenescimento fotodinâmico
É aplicada na face ou área a ser tratada uma substância chamada ALA (ácido aminolevulínico) ficando ocluída por 3 horas sob uma máscara de papel alumínio. Tal substância penetrará nos folículos pilosos, glândulas sebáceas, e células lesadas pelo sol. Pelo fato da substância ser fotossensível, ao ser irradiada por uma fonte de luz, desencadeará uma reação fotoquímica com destruição dos tecidos. No rejuvenescimento a TFD diminuirá as ceratoses, sardas e pequenos vasinhos da pele. Ocorrerá vermelhidão da pele com posterior formação de crostas que irão se desprender no período de 3-4 dias, junto com descamação importante da pele. Cada sessão deve ser feita com intervalo de um mês, cada sessão equivale a três sessões de luz intensa pulsada.
Voltar